Sesc Triathlon Circuito Nacional começa sua 12ª edição neste domingo

Contagem regressiva para o início da 12ª edição do Sesc Triathlon Circuito Nacional. A cidade de Caiobá (PR) sediará, no próximo domingo, dia 6 de março, a primeira etapa. São 1.200 triatletas inscritos que participam da competição. Além de Caiobá, outras sete cidades completarão o calendário do circuito: Brasília  (15/05), Palmas-TO (12/06), Manaus (02/07), Belém (28/08), Salvador (25/09), Pecém-CE (22/10) e Tramandaí-RS (27/11). A prova é reconhecida pelos triatletas pela qualidade técnica, organização e segurança.

sesc_1
Triatletas na fase da bike de uma das etapas do Sesc Triathlon. Foto de Wagner Araújo/Divulgação

As largadas acontecem da Praça Central de Caiobá, na Praia Mansa, a partir das 7h, com a Categoria Amadora, Mountain Bike, Comerciária e PcD. Às 8h45m, é a vez da Categoria Elite masculina e feminina e, às 9h, a categoria Amador Olímpico masculina e feminina. No short, são 750m de natação, 10k ciclismo e 5k corrida, e no olímpico, 1.500m de natação, 20k de ciclismo e 10k corrida.

Um dos diferenciais do Circuito está no incentivo ao intercâmbio entre os atletas profissionais e amadores. Cerca de 15 mil atletas já participaram das etapas, nas categorias: Elite (profissionais), amadora, pessoas com deficiência, duathlon (apenas na etapa gaúcha), percurso olímpico e mountain bike. A prova também pode ser disputada em equipes de revezamento – cada atleta participando de uma modalidade (natação, ciclismo ou corrida).

sesc_3
Triatletas na fase de corrida de uma das etapas do Sesc Triathlon. Foto de Wagner Araújo/Divulgação

O Sesc Triathlon Circuito Nacional conta ainda com um programa de incentivo ao esporte por meio do Projeto Sesc Triathlon+. Trata-se da implantação de núcleos regionais de iniciação esportiva onde acontecem as etapas. O programa visa complementar os efeitos positivos que gera nas comunidades onde o circuito acontece, possibilitando que crianças de 8 a 14 anos de idade aprendam valores como cidadania, liderança e companheirismo. No sábado (5), o Sesc promoverá a competição adaptada de triathlon aos jovens. Os alunos percorrerão distâncias diferentes, de acordo com a faixa etária, mas toda a estrutura preparada para a Circuito também servirá para a prova do sábado.

Deixe uma resposta