Leblon e Arpoador abrem temporada do Circuito Rei e Rainha do Mar, no Rio

O Circuito Rei e Rainha do Mar terá sua primeira etapa deste ano no próximo dia 13 de março, nas praias do Arpoador e Leblon, com uma novidade. Pela primeira vez será disputada uma corrida de 4k na areia, que se junta a de 2k na Beach Run.  Além dessas duas provas, o circuito terá biathlon, natação no mar e stand up paddle. As inscrições estão abertas. Essa será a 20ª etapa dos 8 anos de existência da competição.

rei_rainha_2
Largada da Beach Run, em Copacabana, em 2015. Foto de divulgação

Os interessados em participar das provas de natação podem escolher entre Sprint, com percurso de 1km, indicada aos estreantes na modalidade, a Classic, com 2k, e a Challenge, de 3,5k, com largada no Arpoador e chegada no Leblon. A Beach Biathlon terá ao todo 3k de prova, sendo 1k de natação no mar e 2k de corrida na areia. As provas de stand up paddle
terão as distâncias de 2k, 4k e 8k.

rei_rainha_1
Largada de uma das provas de natação do Circuito Rei e Rainha do Mar. Foto de divulgação

 

O Rei e Rainha do Mar é único representante da América do Sul na World Open Water Swimming Series, série que reúne as 13 melhores competições de águas abertas do mundo. Em 2015, o circuito também passou a fazer parte de outra série reconhecida mundialmente: a Global Swim Series, que considera o evento seguro, divertido e competitivo para nadadores de diferentes níveis e países.

Uma outra novidade desta primeira etapa do Circuito Rei e Rainha do Mar é o lançamento do Movimento Amo Mar, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a responsabilidade socioambiental com as praias. O Amo Mar tem como porta-voz o ex-nadador Luiz Lima e propõe uma praia limpa e um mar sem lixo. O Amo Mar ganha força graças às parcerias com outros movimentos, como o Rio Eu Amo Eu Cuido, que programou algumas ações para o evento no dia 13 de março. A parceria vai distribuir bags (sacos de papel), que servirão como depósitos de lixos para os banhistas, além de portas-guimba, uma vez que a bituca de cigarro é um dos grandes vilões da areia. Já Strawplast, maior fabricante de canudos de plásticos do Brasil, também se juntou ao movimento e vai financiar catadores de microlixo durante o Rei e Rainha do Mar, nas areias do Leblon e Arpoador. Esta ação, além de inédita no evento, é também rara nas praias cariocas.

Saco - capav2
Sacos de papel que serão distribuídos aos banhistas recolherem lixo

O Movimento Lixo Zero, parceiro da Comlurb, também se juntou ao Amo Mar e ao Rei e Rainha do Mar. Eles, que operam a Usina de Reciclagem do Caju, são a garantia de que os resíduos coletados terão um destino correto. Além das parcerias, o Amo Mar vai contar com voluntários no recolhimento do lixo nas praias. Os banhistas presentes nos eventos estão convidados a participar.

Mas, o grande objetivo do Rei e Rainha do Mar é manter o Amo Mar vivo durante todo o ano, não só nas praias, mas também levando o movimento para crianças de escolas públicas e privadas, através de palestras com os biólogos marinhos do BrBio Instituto Brasileiro de Biodiversidade, que também abraçou o projeto. Desse modo, a proposta é fazer com que essa conscientização seja constante, em todos os sentidos e oportunidades.

No ano passado, pela primeira vez, o Rei e Rainha do Mar foi organizado fora do Rio de Janeiro, com disputas em Jurerê Internacional, em Florianópolis e no Aterro de Iracema, em Fortaleza. Para já estão confirmadas as cidades de São Paulo e Bahia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s