Espaço do atleta: Rose Novaes no XTerra Camp Ibitipoca

“Depois que migrei para as provas de montanha tenho viajado à procura das melhores corridas trail, e o Xterra Camp Ibitipoca foi uma grata e braba surpresa. Já conhecia a cidade e pensei que não seria tão difícil correr os 23km, tolice minha.

20160319_155716-1-01
Rose Novaes em um dos trechos do XTerra Ibitipoca. Arquivo pessoal

Primeiro que eu já larguei cansada. Dormi mal pela ansiedade de pegar a estrada para Ibitipoca (270km), depois almoçar (viajei com uma amiga que voa nas pistas e nos morros e é outra apaixonada por provas de montanha) para largar às 14h com sol a pino.

Tenho percebido que a maioria das provas de montanha tem largada à tarde. Complicado me acostumar com esse horário, já que treino muito cedo.

20160319_171239

O percurso da prova é lindo, até o km 10 achei tranquilo, para uma prova trail, mas depois foi só ladeira, trilha, boi, vaca e muuuita topada em bosta de vaca (adoro rs). A hidratação foi tão perfeita que quase não usei a minha mochila.

Próximo ao km 17 as minhas coxas já estavam queimando (treinei muito pouco para essa prova). Bem, não só as minhas. Encontrei três corredores com muitas dores, mas um se revirava em câimbra. Triste. As provas trail são uma paixão, mas sem treino e respeito pela montanha o resultado não é tranquilo e tão pouco favorável.

Ao cair da tarde, a luz e o frio iam deixando tudo ainda mais lindo, se é que é possível (dá pra perceber que sou fã de Ibitipoca)… foi aí que escutei uma corredora dizendo que tinha tempo de corte e faltavam 30 minutos, pra mim. Como corri. Mas na chegada descobri que eles aumentaram o tempo em uma hora por conta do emblemático percurso.

20160319_180216

Conclui a prova felizona, como sempre. Minha amiga, Noemi, a voadora, chegou quase uma hora na minha frente e já estava batendo queixo de frio à minha espera. A bichinha “voou”, literalmente, faltando poucos kms para terminar a prova. O que é uma prova de montanha sem um tombão? Faz parteee! Se tem trilha, morro, rio, bicho, lama e muitos tombos a gente ama ainda mais! rs

 

Só posso dizer que a organização do XTerra mais uma vez superou as minhas expectativas. Sou fã da etapa Costa Verde e agora, Ibitipoca entrou para o meu calendário Top Five Trail.

E como eu sempre digo: Correr é o maior barato e na montanha então… é pura paixão e emoção! :)”

Rose Novaes

Deixe uma resposta