Etapa de Videiras, em Petrópolis, abre Circuito APTR neste sábado

Um dos principais circuitos de trail run do Rio de Janeiro, com etapas no Espírito Santo e em Minas Gerais, começa neste sábado, em Videiras, distrito de Petrópolis, na região serrana fluminense. Com as distâncias de 70km, 55km, 27km, 12km e 6km, a APTR terá como novidade o aumento na segurança dos corredores.

– A Série APTR vai ter uma evolução este ano com melhoria no atendimento, novas trilhas e um trail mais seguro.Agora mesmo na Ultra de Videiras, vamos trabalhar com três ambulâncias básicas e uma ambulância UTI e uma Unidade médica, fato inédito em provas de trail run no Brasil, com mais de 10 socorristas especializados – afirma Adevan Pereira, diretor do Circuito APTR.

videiras_2

Nesta terceira edição em Videiras serão disputadas duas novas distâncias. A de 70km, com mais de 4 mil metros de desnível positivo, e 6km para os iniciantes no trail run.

Grande incentivador do trail run, Adevan está vendo a modalidade crescendo de uma forma desenfreada:

– Os treinadores e também os organizadores estão preocupados com isso, pois há cada vez mais atletas sem noção de como é correr em montanhas, ainda não bem orientados ou  sem orientação técnica querendo correr provas deste tipo. Da mesma forma, há muitos organizadores surgindo sem experiência e sem passar a verdadeira essência e responsabilidade de realizar eventos desta natureza. Recomendo que busquem informações de como agir nas florestas, parques e montanhas, com o objetivo de respeitar a natureza, as leis ambientais e, principalmente, a saúde do corredor, pois o esforço na montanha é sempre maior que na corrida de rua.

Adevan, que além de organizador é treinador e corredor, acrescenta:

– A corrida de montanha precisa ser feita para todos, mas com respeito, solidariedade, espírito esportivo e carinho. A segurança do atleta e a conservação do meio ambiente têm que ser prioridade máxima, o que torna os eventos seguros, bem organizados e atrativos, com sucesso e maior participação.
videiras_1
Além da parte esportiva, Adevan vê no trail rum uma forma de desenvolvimento econômico dos locais onde as provas são realizadas:
– O trail run é um empreendimento de agroturismo e turismo rural. As autoridades e empresários locais precisam ficar atentos e aproveitar esse nicho como uma forma de fomentar a economia da cidade, da região ou do hotel.
Após a etapa de Videiras, a APTR chega em Valença, no Vale do Paraíba, no dia 4 de junho, com as distâncias de 25km, 12km e 6km. A terceira etapa será em Itacolomi, em Ouro Preto, Minas Gerais, no dia 2 de julho, com as distâncias de 55km, 25km, 12km e 5km. A quarta será na Ilha Grande, na Costa Verde fluminense, no dia 19 de setembro, com as distâncias de 21km, 12km e 5km. A quinta e última etapa será a da Pedra Azul, em Domingos Martins, no Espírito Santo, no dia 13 de novembro, com as distâncias de 50 a 60km, 27km, 12km e 6km. As inscrições já estão abertas.

Deixe uma resposta