Inscrições abertas para a Wol Extreme, em Saquarema-RJ

Estão abertas as inscrições para a prova de trail run Wol Extreme, em Saquarema, no dia 16 de julho, nas distâncias 11km, 26km e 65km. A programação começa na véspera com a entrega de kits e o simpósio técnico no Sítio do Leão, onde serão montados os pórticos de largada e chegada.

O briefing das provas será feito pelo atleta de elite Rafael Sodré, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), que vai correr os 65K como parte do treinamento para a Ultra Trail Du Mont Blanc.

– Vou correr esta prova pela terceira vez. Ela tem um excelente nível técnico, com percurso duro e num lugar em que gosto muito de correr. Volto à Wol Extreme pela satisfação de correr a prova e por também ser importante na preparação para a OCC do Mont Blanc, em agosto. E aqui vai uma dica para aqueles que estão começando a se aventurar no trail e vão fazer as distâncias menores na Wol. Atenção à hidratação. Não pequem neste item. – avisa Sodré.

10646899_686895284721880_7221847752501196306_n

Willian Oliveira, organizador da prova, é profissional de educação física e atleta de trail run. Conheceu a Serra do Roncador em 2008, quando começou a pedalar no lugar. Das estradas de chão, decidiu desbravar as trilhas e aos poucos foi conhecendo a beleza da região.

– Descobri outras serras que se interligam com a que eu já conhecia e a cada treino a coisa fica mais hard. Fui morar em Saquarema e comecei a desbravar cada canto da serra, que hoje a chamo de parque de diversões. Existem picos bem altos, chegando a 900 metros de elevação, com uma vista linda. Num dia limpo, conseguimos ver até a Pedra da Gávea no Rio de Janeiro. Hoje moro em Itaipuaçú, mas a paixão pelas serras de Saquarema não ficam para trás – conta Willian.

 

Este ano a ultra de 65km da Wol Extreme vale dois pontos para os atletas que buscam pontuação para a Ultra Trail Du Mont Blanc. Willian já organizou duas ultras de 50km na Serra do Roncador e alimentava o sonho de organizar uma prova com pontuação para a UTMB. O desafio começou na hora de traçar o percurso.

– Eu tinha um desafio pessoal. Queria que a prova valesse dois pontos, mas não sabia se iria conseguir. Até quando fui fazer a altimetria para enviar para ITRA-International Trail Running Association) não sabia exatamente qual seria o percurso. No quilômetro 32 tive que tomar uma decisão e mudar o caminho. Enviei a altimetria e incrivelmente conseguimos os dois pontos que na tabela nova são quatro. A prova fica com uma cara diferente. Tenho o costume de colocar vários postos de hidratação e para seguir as normas do UTMB a prova precisa ser autossuficiente, com no máximo um ponto de apoio. Por isso, a prova tem somente um posto de hidratação e alimentação. Hoje, a Ultra 65km da Wol já bateu o recorde de inscrições, com atletas que nunca vieram ao evento – diz Willian.

10639470_686853061392769_6454787044439591864_n

 

O fato de atrair novos atletas por conta dos pontos para a UTMB – alguns com experiência em provas internacionais – não assusta os organizadores. Willian garante que sempre pensou na responsabilidade de oferecer uma prova segura, independente do fato de a prova ter a chancela da ITRA. Uma das prioridades, além da segurança do atleta, é oferecer um pouco de conforto para os acompanhantes, que passam horas à espera de familiares e amigos que estão correndo.

– Me preocupo muito com o conforto dos atletas e por isso sempre faço os eventos em lugar fechado, como um sítio, pousada ou hotel fazenda. Dessa forma consigo fazer com que pelo menos alguns atletas tenham o conforto de se hospedarem no local da prova e que quando a prova estiver rolando seus acompanhantes tenham um lugar com o mínimo de conforto esperando o seu atleta favorito chegar – completa Willian.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s