Cuide bem dos seus pés para eles não te deixarem na mão na corrida

Pé de atleta sofre. Sofre com bolha. Sofre com unha encravada. Sofre com unha machucada. Sofre com unha prestes a cair. Sofre com unha grande. Sofre com calo. E para não sofrer com essa parte tão importante do corpo para o corredor, é preciso ter cuidados com os pés.

bolhas-nos-pés

Uma das sugestões para o cuidado é o uso do vapor de ozônio. Trata-se de uma “fumacinha” que o atleta expõe seus pés periodicamente. “O uso do vapor com gás de ozônio no tratamento dos pés permite a abertura dos poros da pele e uma rápida absorção dos cremes com hidratação profunda e eficaz. O resultado é a imediata visão de uma pele com aspecto de bumbum de bebê. Além disso, tem função bactericida”, afirma Luiz Pedreira, do Spa do Pé.

Sobre o dia a dia, Luiz aconselha:

“Depois de um dia inteiro de trabalho, tudo o que você quer é relaxar. Os pés são uma das partes do corpo que mais acumulam tensão. Um simples escalda-pés, não indicado para diabéticos, é capaz de milagres. É muito prático. Coloque os pés em uma bacia de água quente por 5 minutos. Passe-os para outra de água fria, por 30 segundos. Repita a imersão três vezes. O calor da água puxa a circulação para os pés, o que ajuda a esfriar a cabeça”.

Para os mais preocupados com a hidratação dos pés, ela deve ser feita diariamente sempre à noite, antes de dormir:

“Pela manhã apenas seque os pés, caso ainda exista algum resíduo de creme. Usar hidratantes durante o dia gera odor, fungos e bactérias. Mantenha os pés sempre secos. Os cremes mais recomendados são aqueles que na sua composição apresentem 10% de ureia. A substância faz com que haja uma descamação da pele morta e em seguida uma super hidratação da pele.

bolhas-nos-pés_1

Outro ponto que desperta a atenção dos corredores é a maneira correta de lixar as unhas dos pés, pois o contato com o calçado pode causar lesões:

“Evite deixá-las compridas e arredondas nas laterais, siga a anatomia dos dedos. As unhas precisam estar bem cortadas, para que não machuquem. Elas precisam estar aparadas fazendo um ângulo de 90°, sem curvas nas laterais. Isso evita que elas encravem com a pressão dos dedos contra o tênis”, afirma dermatologista Marcia Monteiro, de São Paulo. “E nunca retire as cutículas dos pés e das mãos. Elas protegem contra a entrada de fungos e bactérias que dão origem a doenças por todo o organismo. O truque, quanto à estética, é empurrá-las, retirar a pele morta, lixar e hidratar.”

Mesmo tendo a função de proteger os pés, um tênis ou até um sapato apertado pode ser fatal. O aconselhável é evitá-los. Conforto é tudo. Uma dica recorrente, mas que não pode ser esquecida: não estreie um tênis no dia da prova. O ideal é usar por um tempo para caminhar e em treinos mais curtos para que ele não cause desconforto. A escolha de um tênis de acordo com a sua pisada também é importante.

Calos também devem ser evitados. O seu aparecimento indica que há pontos de pressão entre o pé e o calçado utilizado. O corredor deve identificar o que está ocasionando esse problema e evitar o tênis ou sapatos que causa esse transtorno. Se o calo não incomoda, basta usar um protetor de silicone ou adesivo na hora de fazer uma prova. Mas teste  durante um treino para ver se se adapta. Mas se o calo dói, evite cutucá-los com alicate e use creme para os pés para deixá-los hidratados.

E quando surge uma bolha, o que fazer? Aquela vontade de furar deve passar rápido. É um erro furar, pois o líquido da bolha é uma proteção para a pele lesionada. O ideal é que o organismo absorva o líquido. Caso esteja muito incômoda, a dica da podóloga Cristina Alves é transpassar a bolha com uma agulha e linha, que vai drenar o líquido. Não se deve retirar a pele para ter problemas na cicatrização.  Antes de fazer uma prova, hidrate bem os pés. Você pode usar vaselina, cujo uso é bastante comum entre corredores, pois cria uma camada protetora, reduzindo o atrito que gera as bolhas.

Usar meias certas para a prática esportiva é fundamental. Elas evitam o acúmulo de suor e o surgimento de bolhas.

* Com O2 e Sporlife

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s