Queniano Willy Kimutai tenta tricampeonato na Maratona do Rio

A Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro promete disputas emocionantes entre nomes nacionais e internacionais. Bicampeão da prova, que acontece no próximo dia 29 de maio, o queniano Willy Kangogo Kimutai volta na edição deste ano e é o favorito, após quebrar seu próprio recorde no ano passado ao marcar 2h14min56s. Os também quenianos Dickson Kimeli, vice-campeão da Maratona do Rio em 2014; e Elijah Kemboi, vice-campeão da Meia Maratona no ano passado, vêm com força para brigar pelo lugar mais alto do pódio. Já os  destaques brasileiros masculinos são Edson Amaro, terceiro colocado na prova de 2015; Ubiratan José dos Santos, campeão da Maratona Internacional de Porto Alegre de 2014; e Eliezer de Jesus, quinto colocado no ano passado.

willy-kangogo-kimutai
Willy Kimutai quebrou seu recorde na Maratona do Rio de 2015

Entre as mulheres, a disputa também será acirrada: as brasileiras Conceição de Maria Carvalho e Maria Regina Santos, premiadas no ranking de 2015 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt); a queniana Nelly Jepkurui, quarta colocada no ano passado e vice-campeã em 2012 e 2013 e a queniana Leah Jerotich, terceira colocada na Meia Maratona das Cataratas de 2013, prometem travar uma batalha em busca do primeiro lugar da prova.

O recorde masculino da maratona é de 2h13m52s, do brasileiro André Luiz Ramos, em 1998.

Já o recorde feminino é de 2h34m41s, da queniana Thabita Kibet, em 2012.

Nos 21 km, os destaques ficam por conta dos quenianos Willian Kibor e Robert Kipchumba e dos brasileiros Giovani dos Santos e Gilmar Silvestre no masculino; e das brasileiras Joziane Cardoso, Rosangela Raimunda Pereira e Ana Paula do Nascimento no feminino.

CORRIDA DE SÃO SEBASTIÃO REÚNE MAIS DE 5 MIL PARTICIPANTES
O queniano Willian Kibor numa das edições da Corrida de São Sebastião (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

 

Deixe uma resposta