‘A construção do corredor’ é tema de mesa-redonda na Expo Run da Maratona do Rio

No próximo sábado (28/5), às 14h, vou apresentar uma mesa-redonda na Expo Run da Maratona do Rio, no Centro de Convenções Sul América (Avenida Paulo de Frontin 1,  Cidade Nova – Centro). Tendo como tema “A construção do corredor“, convidei quatro profissionais que têm enorme importância na vida do atleta: um treinador, um ortopedista, uma psicóloga e um nutricionista. Meu objetivo é mostrar como cada um me ajudou a evoluir na corrida e me ensinou a minimizar erros e lesões que eu jamais saberia evitar sem uma orientação profissional. A entrada é gratuita e está aberta aos atletas que vão participar das três distâncias da maratona (6km, 12km e 42km) e para aqueles que não estão inscritos. A estimativa dos organizadores é que cerca de 40 mil pessoas circulem pelo local.

Usando como exemplo minha história na corrida _ que começou em 2006 numa prova de 5km (São Sebastião) e hoje tem dez maratonas, mais de 30 meias e muitas outras provas de distâncias menores _os convidados Alan Marques (treinador), Vanessa de Figueiredo Protasio (sport coach), Sergio Mauricio (médico ortopedista) e Rafael Brasília (nutricionista esportivo). Conforme for descrevendo minha formação como corredor, realçando os pontos positivos e negativos, esses profissionais vão fazendo suas considerações.

Alan Marques, por exemplo, que me treina há dois anos, falará sobre a periodizaçãoe manipulação do treinamento de força na preparação do corredor. Vanessa terá como tema a importância do lado psicológico para enfrentar os desafios da corrida. Já Sergio Mauricio abordará os fatores de riscos de lesões entre os corredores; e Rafael Brasília tratará do impacto da alimentação e da suplementação para atletas

palestrantes_mesa

Outras palestras também estão na programação da Expo Run. A primeira será na quinta-feira (26/5), às 11h, com o portal de saúde 30 Todo Dia terá os professores Marcelinho Tavares e Vinícius Zimbrão. No painel “Histórias de Superação”, eles falarão sobre como superaram questões delicadas de saúde com a ajuda da corrida. Às 14h, o treinador Márcio Puga e o dr. Walter Rosamilia darão “Dicas de última hora e dicas de nutrição”.

Na sexta-feira (27/5), às 11h,  o tema será “O que o seu DNA tem a dizer sobre a sua performance”, com a dra. Lia Kubelka. Às 14h, o ultramaratonista Márcio Villar falará sobre “Desafiando Limites.

No sábado (28/5), às 9h30m, Roger Moraes comandará a palestra “Adaptações celulares do treinamento para maratona”. Às 11h, será a vez de  Orlando Laitano falar sobre “Análise do suor em benefício às estratégias de hidratação”.

Entrega dos kits:

Quinta-feira (26 de maio): das 10h às 19h
Sexta-feira  (27 de maio): das 10h às 20h
Sábado (28 de maio): das 8h às 17h

 

1 comentário Adicione o seu

Deixe uma resposta