As dicas da treinadora Luciana Toscano para a Maratona e Meia Maratona do Rio

A corrida está em alta mesmo. Se unirmos corrida com turismo é melhor ainda. Existem várias provas ao redor do mundo, cada uma mais linda que a outra, com exposições maravilhosas, temperaturas amenas e um lugar novo para conhecer. Mas porque não curtir uma prova totalmente brasileira e carioquíssima???? E é sobre esta corrida, a Maratona do Rio, que vou falar.

A grande vantagem de corrermos na nossa cidade e no nosso país é que, praticamente, não
mudamos nada na nossa rotina, principalmente a alimentação e o descanso, já que não há fuso horário e não teremos que alterar o momento das refeições e do descanso.

 

maratona_do_rio_2
Corredores no Elevado do Joá durante a Maratona do Rio. Foto de Thiago Diz/Divulgação

Então vamos aproveitar tudo que podemos com um custo mais baixo, melhor ainda se for no meio de um feriadão!!!

Para o pessoal da Meia Maratona será importante acordar cedo. Coloque dois horários no
despertador para não ter problemas de perder a hora. Tome um café como de costume e não deixe de arrumar sua roupa, número , chip e suplementos na véspera. E vamos rumo à
largada, que será às 6h45m. Já o pessoal da Maratona poderá dormir um pouquinho mais, mas sem muita empolgação, pois a largada é muuuuuito distante da chegada . O caminho é longo, mesmo de carro, van, ônibus , táxi… O horário da largada da Maratona é 7h30m.

Para ambas as provas os corredores deverão ter alguns cuidados antes da largada. Não temos previsão de muito frio, mas se quiser levar um casaco, não tem problema, deixe-o no guarda-volumes. Antes de ir para o pórtico de largada, não esqueça de passar no banheiro e fazer um pipi. Tente esvaziar ao máximo sua bexiga. Como acordamos muito cedo, às vezes não dá tempo de irmos ao banheiro com calma. A minha dica é dar uma trotadinha para acelerar de leve o metabolismo e dentro de uns 10 minutos você fará aquilo que queria fazer. rsrsrsr

E aí deu a largada. Relaxem e aproveitem!!! A hidratação é perfeita. Aproximadamente de 3 em 3 km você terá um posto de hidratação de água ou de isotônico. Aproveite todos os postos para, ao menos, molhar a garganta .

Não se afobe no inicio da prova e escute seu corpo. No momento certo você irá acelerar o seu ritmo, sem nem perceber.

Costumo falar para os meus atletas: o segredo para um grande final é o inicio da prova. E lembrem-se sempre: um trote devagar é, sempre, mais veloz que uma caminhada leve, então, se o bicho pegar mesmo, não caminhe. Siga a prova no trote e vá em frente.

maratona_do_rio_1

Curta a bela paisagem que o Rio de Janeiro lhe proporcionará. Serão apenas duas subidas, no Elevado do Joá e na Avenida Niemeyer. Uma mais íngreme que a outra, mas passará muito rápido e vocês nem perceberão. A dica para o trecho da Niemeyer é olhar para o lado direito e apreciar a vista maravilhosa. Dentro de alguns minutos vocês perceberão que já estarão em uma descida. Curtam, pois será a última descida. Depois entrarão na praia do Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e, finalmente, a chegada.

toscano

Não é uma prova fácil, mas também não é das mais difíceis. Se você está acostumado a correr na esteira, tenha mais cautela ainda. O ritmo da rua é sempre um pouco mais lento que o da máquina, portanto , comece devagar.

Desejo uma grande prova e que todos consigam bater o seu recorde pessoal!!

Luciana Toscano, diretora da assessoria esportiva Toscano

Deixe uma resposta