Queniana vence maratona olímpica marcada por calor e sofrimento de atletas

Renato de Alexandrino, O Globo

Que a maratona é uma prova de superação não é novidade. Os mais velhos certamente se lembram da suíça Gabrielle Andersen-Schiess cruzando a linha de chegada em Los Angeles-1984 já curvada, quase sem controle sobre seu corpo. A prova feminina da Olimpíada do Rio, disputada neste domingo sob forte sol, não teve uma cena tão icônica quanto aquela, mas o sofrimento estava latente no rosto das competidoras na chegada ao Sambódromo.

Ao fim do percurso de 42 quilômetros, que passou por ruas do Centro, Aterro do Flamengo e ponto turísticos como o Museu do Amanhã, a queniana Jemima Sumgong venceu a maratona com o tempo de 2h24m04s. Eunice Kirwa, do Bahrein, ficou com a prata, com 2h24m13s. O bronze foi para a campeã mundial Mare Dibaba, da Etiópia, com 2h24m30s.No setor reservado às atletas dentro do Sambódromo, depois da prova um saco de gelo tinha quase tanto valor quanto uma medalha. Algumas competidoras desmaiaram logo após cruzarem a linha de chegada e foram carregadas em macas ao posto médico. A organização não quis divulgar quantas atletas foram atendidas.

— Foi a coisa mais difícil que fiz na minha vida. Nunca corri tão devagar. O sol estava muito forte, muito difícil. No fim foi quase a marcha da morte — disse Ariana Kilborna, da Letônia, que chegou na 106ª posição, com o tempo de 2h50m51s.

— O que me fez completar a prova foi o fato de ser uma atleta olímpica. Eu não ia desistir nem que tivesse que me arrastar até o final — completou.

O cenário nos bastidores lembrava uma batalha. A francesa Christelle Daunay caminhava amparada por sua equipe, olhar perdido, quase catatônico, com os pés cheios de bolhas. A belga Manuela Soccol chorava. A sul-africana Christine Kalmer parecia desorientada quando foi abordada para uma entrevista.

— Converso, sim, mas preciso sentar primeiro. Foi muito duro e muito quente – disse a 96ª colocada, que ainda achou energia para mostrar bom humor: — Acho que hoje era um dia perfeito para ir à praia.

Enquanto Mary Joy Tabal, das Filipinas, falava com a imprensa de seu país com lágrimas escorrendo pelos olhos e amparada por um voluntário (“Eu não podia desistir, era a Olimpíada. Tinha muita gente torcendo por mim em casa”), Adriana da Silva comemorava o fato de ter completado a prova com o apoio da torcida. Melhor brasileira na maratona, ela ficou com a 69ª posição, com o tempo de 2h43s22, 14 minutos acima de sua melhor marca.

— Estava muito calor, tinha muitas meninas passando mal. No quilômetro 35 eu achei que fosse desmaiar. Passei pálida. Aí diminuí o ritmo e consegui completar empurrada pela galera.

Se não sofreu tanto com o calor — ao menos não demonstrou nem reclamou— a vencedora Jemima Sumgong tomou um susto. Já na reta final, no Sambódromo, um manifestante entrou na pista com um cartaz. Ele foi contido por um integrante da Força Nacional antes que pudesse se aproximar da maratonista.

1 comentário Adicione o seu

  1. Rodrigo disse:

    Olá, como vai? Meu nome é Rodrigo Sá, sou dono do e-commerce de suplementos http://www.bomsuplemento.com.br.
    Estava olhando seu blog e achei super interessante, pelas fotos, bom conteúdo, as dicas que você passa, etc. Parabéns, muito legal mesmo!
    Atualmente estou fazendo uma ação com kit de produtos da @poweroficial (Power Supplements), contendo os produtos termogênico/ emagrecedor Sineflex, diurético T_Sek, controlador da flora Florazen e o pré-treino Power Jack Nox Pump. Caso queira recebe-los me envie seu nome e endereço COMPLETOS (com CEP) e CPF (NÃO ESQUECER do CPF) para emissão da nota fiscal.

    MUITO IMPORTANTE:
    Os produtos são todalmente sem custo!!!

    Iria te pedir, se possível, que fizesse UM POST para cada produto (NÃO QUERO UM post com o kit todo, mas sim 1 (UM) para cada produto enviado), e que em cada post houvesse um link para a loja, http://www.bomsuplemento.com.br e para os perfis no instagram @bomsuplemento e @poweroficial (os produtos vão depender da disponibilidade da loja). Não tenho como enviar código de rastreamento, pois irão por transportadora.

    Se tem interesse, aceitando os termos, me envie seus dados. Seu kit será enviado em até 20 dias.
    Abraços!

    Rodrigo Sá
    e-mail: contato@bomsuplemento.com.br

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s