Tomiko Eguchi, de 66 anos, é um dos destaques da Ultramaratona de Revezamento Maresias-Bertioga (SP)

Tomiko Eguchi, de 66 anos, é uma das mais simpáticas ultramaratonistas do Brasil.  Com inúmeras provas nas mais diversas distâncias, ela estará marcando presença na Ultramaratona de Revezamento Maresias-Bertioga, que chega a sua 13ª edição no dia 22 de outubro, num percurso de 75km pelas belas praias do Litoral Norte de São Paulo.

Natural do Japão, de onde chegou aos 10 anos de idade ao Brasil, Tomiko começou a correr há 14 anos após ser diagnosticada com osteoporose avançada. “A recomendação era para caminhar e tomar cuidado, pois qualquer queda poderia ocasionar uma fratura. Algum tempo depois de participar de algumas provas, a doença regrediu 90%. Já caí tantas vezes correndo e, felizmente, não aconteceu nada”, explica ela, que tem uma legião de fãs.

12802851_966201183463969_7726682718971726125_n
Frequentadora há anos da  Ultramaratona de Revezamento Maresias-Bertioga, Tomiko recomenda a participação. “A prova tem um clima de amizade e todo mundo se ajuda. Além disso, dá para todo mundo participar, pois tem o revezamento. Comecei em 2008 e não parei mais. A organização está de parabéns”.

Alias, sua chegada ao evento aconteceu por indicação de um amigo. “Gostei da idéia da prova e decidi participar. Cheguei ao penúltimo PC dentro do tempo, mas não conseguiria fechar a prova no limite se partisse para o trecho final, por isso parei. Na minha segunda edição, consegui completar a prova e ai fiquei ainda mais animada para as demais edições”, conta ela.

Sempre competindo sozinha, na categoria The Survivor Solo, Tomiko terá ao seu lado João Batista, atleta que corre de muletas. “Farei sozinha mais uma vez, mas estarei ao lado do João. Vou pedir para que larguemos mais cedo, assim conseguiremos completar a prova no tempo”, brinca a atleta, que no ano passado chegou a cumprir 55km dentro do horário previsto.

13254158_10209347609157208_4443434416929974469_n
Pela primeira vez, o evento, que teve todas as suas vagas preenchidas, terá o sentido invertido, largando do Portal 15 de Maresias e terminando em Bertioga. A competição começará às 6h15m, com limite para término de 10h para as equipes a partir de cada largada.

Os atletas serão divididos em categorias Solo, Trios, Sextetos e Octetos, masculino, feminino e mista, e enfrentarão subidas, trechos em areia e terra. A corrida de revezamento terá um total de sete  postos de controle (PC’s) e oito trechos de distâncias variadas, onde as equipes, que poderão ser de 3, 6 ou 8 atletas. Cada integrante do time terá de correr pelo menos um deles, sendo obrigatória a troca de do chip de mão, de um atleta para outro.

1 comentário Adicione o seu

  1. Wilson Batista Gonçalves disse:

    Tenho 67 anos e ainda não corri uma ultra maratona, mas se Deus quiser e Ele quer, estarei correndo no ano que vem aos 68. Parabéns para essa heroína.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s