O Blog do Iúri Totti conversou com Danilo Balu, bacharel em esporte, que lança hoje o “Treinador clandestino – o que nunca te contaram sobre corrida e o porquê correr com tênis barato pode ser uma boa“. O segundo livro do autor é, segundo ele, um mergulho em mitos da corrida. Com prólogo e epílogo e seis capítulos, a obra passa por assuntos que vão desde o correr em jejum, fazer ou não alongamento, desaquecimento, hidratação, emagrecimento e a relação de tênis e lesões. Balu, que afirma que a abordagem de seu livro é inédita, tem dois capítulos escritos em coautoria com os fisioterapeutas Raquel Castanharo (“Alongamento”) e Alexandre Dias Lopes (“Tênis e Lesões”). O livro  pode ser comprado em www.oclandestino.com.br/treinador, com os valores de R$ 39 (e-book) e R$ 49 (impresso).

“O livro não é um programa de treinamento, mas uma obra visitando de forma inédita assuntos nunca antes cobertos na corrida”, afirma Balu.

capa-final

Por que escolher este nome par ao livro?
Danilo Balu: É ao mesmo tempo uma continuação do modelo de abordagem de um tema seguindo o meu primeiro livro, “O nutricionista clandestino”. Esse por sua vez foi uma espécie de homenagem, inspirado na obra de um autor que admiro muito, Tim Harford, com o seu “O economista Clandestino” (The Undercover Economist).
Que público você quer atingir?
Danilo Balu: É um livro com uma linguagem que pode ser facilmente compreendida pelo praticante. Assim como tem estudos que interessam ao profissional da área da Saúde, seja ele profissional de educação física, fisioterapeuta, nutricionista ou médico.
Qual o objetivo do livro?
Danilo Balu: É uma obra de conteúdo inédito, que busca trazer ao leitor uma abordagem nunca antes vista em temas tão comuns na modalidade.
Fale um pouco de cada capítulo?
Danilo Balu: No capítulo sobre “Jejum”, falo da segurança (não de uma suposta vantagem!) dessa prática que hoje é tão condenada entre nutricionistas, médicos e mesmo treinadores. No capítulo de “Alongamento”, eu e Raquel Castanharo desconstruímos a tese de que alongar antes e/ou depois da sessão é importante, essencial ou necessária. No capítulo de “Hidratação”, falo sobre o exagero na ênfase dela. Explico que a sede é um mecanismo de controle mais do que adequado. No capítulo de “Desaquecimento”, explico como surgiu um hábito que parece não fazer nada do que se espera dele. No capítulo “Tênis e lesões”, com o Alexandre Dias Lopes falo sobre como os tênis são incapazes de nos proteger como propagandeado. E por fim, na parte sobre “Emagrecimento”, explico como a corrida e a atividade física são ferramentas ineficientes para controle e combate do sobrepeso ou obesidade.
Por que escolher esses temas?
Danilo Balu: Porque são alguns dos temas mais comuns na corrida, que atinge desde o corredor iniciante até os mais experientes e/ou mais rápidos.