Mentes de Ferro celebra oitava edição da  Campanha Passe de Sonho em Ipanema

As campanhas de arrecadação de itens esportivos, brinquedos e alimentos do movimento Mentes de Ferro – esporte e sustentabilidade – acontecem desde 2012. O grupo celebra a oitava edição neste sábado (26/11), em frente à Rua Aníbal de Mendonça, no Posto 10, na Praia de Ipanema, entre 9h e 13h. O evento é coordenado pelo Instituto Ecológico Aqualung, com apoio da Decathlon e parcerias do movimento Mentes de Ferro, da Multi Hugs, da Muda Tudo, da Grande Rio Ambiental e da BR Marinas.

O QUE VAI ROLAR

O evento mantém o formato do Projeto Tatuí, mas com nova roupagem com a chegada desta rede de organizações sociais, incluindo o Mentes de Ferro com a parte esportiva. Cada participante monta um time com várias duplas entre pais, filhos , amigos e banhistas, que se espalham pela praia e competem para ver quem recolhe mais lixo. A dupla vencedora leva um pingente de ouro em forma de Tatuí. Em 2017, já está planejado uma série de eventos como este Dia de Limpeza na Praia, em diversos pontos da orla da cidade, com arrecadação de alimentos e de itens esportivos.

PARA QUEM VÃO AS DOAÇÕES

Além de propor limpeza das Praias e de sensibilizar a população sobre os riscos causados ao nosso meio ambiente em função do descarte inadequado dos nossos resíduos, o Dia de Limpeza da Praia ajuda a Casa Ronald que cuida de crianças com câncer, doando os alimentos arrecadados na Campanha. Com os equipamentos esportivos, Mentes de Ferro vai apoiar a escolinha de Judô do Solar Meninos de Luz, localizada na comunidade Pavão/Pavãozinho (RJ).

“A missão do Solar é transformar vidas através da educação e moral cristã, envolvendo a comunidade para que ela se torne protagonista da sua própria evolução” – explica Isabella Maltarolli, diretora da instituição. “O papel dos voluntários e do trabalho em rede, em parceria com outras instituições, como o Mentes de Ferro, é fundamental, continua Isabella. “Nossas crianças estão pedindo muito o Judô e quem puder se juntar a nós, neste sábado, a gente agradece bastante” – convida Isabella.

COMO PARTICIPAR

“Voluntários, instituições e empresas que quiserem participar devem levar 1 Kg de alimento não perecível e itens esportivos que temos em casa e não usamos mais, tais como: quimonos, faixas de quimono, mochilas e sacolinhas de treino, tênis infantil e feminino, roupas de treino em geral, tatames ou parte deles, colchonetes e brinquedos” – avisa a fundadora do Mentes de Ferro, Gabriela Hermes.

Mentes de Ferro foi até o morro Cantagalo, reconhecer o trabalho de um dos voluntários do Solar. Bruno Saviano, ex-atleta de basquete e professor de Educação Física de uma grande rede de academias da cidade, promove diversas ações sociais em prol do Solar. No momento, ele está engajado na transformação de um antigo campinho de terra da comunidade em uma quadra poliesportiva.  “O sentimento é de esperança quando a gente descobre e compartilha histórias como a do Bruno, é nossa misão também lançar luz às pessoas que apoiam o esporte em áreas de risco. Personagens assim podem inspirar outras pessoas também e ensinar o caminho, nem sempre fácil, do protagonismo social. Posso dizer que me trás felicidade e gratidão”- diz Gabriela.

As campanhas Mentes de Ferro Passe de Sonho e MF Bike Friendly BRA estimulam a solidariedade, a integração social e a economia circular, otimizando a utilização de roupas, acessórios e equipamentos esportivos. O grupo está de olho no meio ambiente, por isso estreitou ainda mais a parceria com o Instituto Aqualung, uma das primeiras ONGs ambientais do Brasil, fundada há 22 anos. “As Campanhas do Mentes de Ferro têm tudo a ver com o Instituto” diz Warlei Faria, coordenador do Dia de Limpeza de Praia  e do Projeto Tatuí , “elas evitam o descarte de equipamentos esportivos em locais inapropriados”, continua Warlei.

 

SERVIÇO

Projetos beneficiados: Casa Ronald e Solar Meninos de Luz – comunidade do Pavão/Pavãozinho (RJ)

Modalidade: Judô

Data e local da Campanha: 26/novembro – sábado

9h às 13h – Posto 10 – Praia de Ipanema – Em frente à Rua Aníbal de Mendonça

O QUE LEVAR

1 kg de alimento não perecível cada voluntário, dojô ou tatame, faixas de luta, quimonos, mochilas e sacolinhas de treino, tênis infantil e feminino, 1kg de alimento não perecível, roupas de treino em geral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s