Dia 21 de dezembro é o Dia do Atleta

Pego carona nas definições do Dicionário Aurélio e do Wikipédia para desejar mil felicidades para aqueles que têm espírito de atleta, sendo profissional ou não. Atleta segundo o Aurélio: “[Do gr. athletés, pelo lat. athleta.] S. 2 g. 1. Na antiguidade greco-romana, pessoa que se exercitava na luta para entrar em combate nos jogos solenes; lutador. 2. Pessoa forte, musculosa. 3. Pessoa que pratica um esporte determinado, e que, geralmente, é treinada para competições esportivas. 4. Fig. Defensor valoroso de uma causa ou de um partido; Atleta segundo o Wikipédia “O atleta é o profissional dos desportos (preferencialmente atléticos) e das atividades físicas.

O termo iniciou-se com os que praticavam atletismo. Depois estendeu-se aos praticantes de luta (em jogos solenes) na Grécia e Roma Antiga.

Também pode significar um homem ou mulher de sólida compleição Segundo Krieger, (2007) o “é qualquer pessoa que pratique qualquer manifestação de desporto, seja educacional, de participação ou rendimento, podendo ser classificado quanto à forma de sua prática, em amador, não-profissional e profissional.” Mesmo os que apenas correm pelas ruas da cidade a fim de melhorar a forma física e a saúde não o deixam de ser, no sentido mais amplo da palavra.

corridastadion
Pintura em um vaso grego retratando atletas disputando uma corrida

O amador é o praticante eventual, que o faz apenas por prazer, saúde ou vaidade, é o corredor ou o ciclista de fim-de-semana ou fim de tarde aquele que corre para manter a forma, ou até o que participa de maratonas ou outros torneios, sem o intuito de lucrar, mas pode ter o espírito desportivo de pura competição. Amador é aquele que leva a sério o ideal de Pierre de Coubertin, onde o “importante não é vencer, é participar”.

O não-profissional é o que pratica algum desporto sem receber remuneração, podendo, porém, receber incentivos materiais ou patrocínios. O profissional é aquele que faz do esporte seu meio de sustento, auferindo além dos louros da glória esportiva lucro financeiro através de sua atividade.

Nas modalidades mais populares perfazem grandes cifras em dinheiro e acabam por tornarem-se personalidades públicas.”

Deixe uma resposta