Protetor solar, use sempre que for correr, mesmo que o tempo esteja nublado. Você não vai se arrepender

A letra de “Filtro Solar“diz…

Filtro solar! / Nunca deixem de usar o filtro solar / Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria esta: / Usem o filtro solar! / Os benefícios a longo prazo / Do uso de filtro solar estão provados / E comprovados pela ciência / Já o resto de meus conselhos / Não tem outra base confiável / Além de minha própria experiência errante…

Como eu tive câncer de pele diagnosticado e retirado no ano passado – dois melanomas de nível de Clark  2 (refere-se à penetração do tumor nas camadas da pele, que variam de 1, a mais branda, a 5, a mais profunda), e outros três carcinoma basocelular, menos agressivo –  eu concordo plenamente com a letra. Nunca deixe de usar filtro solar.

Segundo o Instituto Nacional de Controle do Câncer (INCA), estima-se que, em 2016, houve a ocorrência de 175.760 novos casos, sendo 80.850 homens e 94.910 mulheres, de câncer de pele no Brasil, o tipo que mais mata, o que equivale a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. O melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas do órgão, apesar de ser o mais grave devido à sua alta possibilidade de metástase.

filtro-solar-verao-2015-protetor

A prevenção para não fazer parte das estatísticas do INCA é simples: evitar a exposição prolongada ao sol sem proteção. E qual a melhor proteção: filtro solar… É chato passar, mas é necessário. Precisa fazer parte do hábito diário, como escovar os dentes.

A organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a utilização de no mínimo 30ml de protetor por todo o corpo. Mesmo com este cenário, muitos ainda praticam atividades esportivas sem o uso de óculos escuros, boné e filtro solar, itens indispensáveis para o cuidado da saúde.

– As pessoas passam o protetor na praia e piscina, mas muitas não querem interromper a prática esportiva, esquecendo-se de cuidar da pele em um momento importante – afirma a médica Anamaria Facina, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. – Qualquer momento de exposição ao sol merece cuidados específicos; se a exposição for curta, como do caminho de casa para o trabalho, um protetor solar facial e para as áreas expostas será o suficiente. Já para esportes como corridas e surfe, por exemplo, é crucial um protetor resistente ao suor e água.

O protetor solar é usado para impedir que a luz ultravioleta cause danos à pele. Existem duas categorias de luz UV, a UVA e a UVB, que são levadas em consideração quando se referem à proteção solar. A UVB provoca queimaduras solares e a UVA tem efeitos a longo prazo sobre a pele, como o envelhecimento precoce. Os índices de FPS, ou fator de proteção solar, foram apresentados em 1962 para medir o efeito de um protetor solar contra os raios UVB.

Os índices de Fator de Proteção Solar – FPS, que surgiram em 1962,  determinam determina o tempo que uma pessoa pode permanecer ao sol sem deixar a pele vermelha. O número determina o nível de proteção que um dado produto oferece contra os raios ultravioletas (UV). O índice ultravioleta (IUV) mede o nível de radiação solar na superfície da Terra. Quanto mais alto, maior o risco de danos à pele e de aparecimento de câncer. Se sua pele, por exemplo, leva cinco minutos para sofrer os efeitos do sol, ao passar um protetor com fator de proteção solar 15, a pele fica protegida por 15 vezes mais tempo (no caso, 75 minutos). O mesmo protetor sobre uma pele mais escura, que sofre os efeitos solares após sete minutos, protege por 105 minutos. É importante ressaltar que o FPS 60 seja quatro vezes mais poderoso que o FPS 15, mas que ele protege por quatro vezes mais tempo.

O fator mínimo que todo mundo deve usar é o 30. Mesmo que tem pele negra, mais resistente a queimaduras por conta melanina (pigmento que dá cor à pele e já funciona como uma proteção). Quem tem pele clara, mais sensível, deve usar sempre o 50, pois sofre os efeitos da radiação solar com facilidade. O fator 60 serve para quem tem a pele mais clara ainda e que fica vermelha sempre. A diferença entre um produto com FPS 60, 70 até os bloqueadores solares, além do poder de proteção, está também na fórmula. Geralmente quanto mais forte o fator, maior será a concentração de ingredientes que melhoram a aderência dele na pele, o que protege mais nos mergulhos e quando se faz esportes.

Sites como o Climatempo, especializado em previsões do tempo no Brasil, oferecem informações sobre índice UV, sugerindo inclusive qual o fator de proteção solar usar.

img-20141101-wa0018

Dicas:

  • Escolha um protetor solar específico para a prática esportiva;
    Tome bastante líquido para ajudar na hidratação da pele;
  • Não use protetor solar fora da validade;
  • Não basta usar o protetor solar na pele apenas uma vez. Deve-se reaplicá-lo mais de uma vez, de preferência a cada duas horas e sempre 30 minutos antes de se expor ao sol, para a pele absorver o produto. Também há a necessidade da reaplicação quando se transpira muito e no caso de se tomar banho após a primeira aplicação;
  • É importante lembrar que o efeito da radiação ultravioleta é cumulativa, ou seja, mesmo 15 a 20 anos depois de parar de se expor ao sol, as alterações na pele (o câncer de pele, inclusive) podem se manifestar;
  • Use filtro solar de amplo espectro que proteja contra os raios ultravioletas dos tipos UVA e UVB;
  • Passe uma porção equivalente a mais ou menos 2 gramas (e não 0,5 g como se costuma fazer);
  • Mesmo com protetor, use boné ou chapéu com UV (protetor de ultra violeta) e óculos escuros;
  • Use óculos de sol com lentes que protejam contra o ultravioleta;
  • Mesmo em dias nublados, cerca de 80% dos raios UV atravessam as núvens e a neblina;
  • Cuidado com a luz refletida. A luz do sol reflete na areia, na neve, nas salinas, no concreto e na água, atingindo a pele, mesmo na sombra;
  • Hidrate a pele após ter tomado sol, para restaurar a umidade perdida, evitando assim o seu ressecamento;
  • Vá ao dermatologista quando uma pinta aumentar de tamanho ou de cor em seu corpo;
  • Permaneça na sombra sempre que possível; e
  • Filtro solar que protege não deixa queimar. Filtro solar que deixa queimar não protege. O FS protege apenas contra o UVB. Alguns filtros solares já trazem também o FS contra o UVA.

marcas-de-protetor-solar-8

No Brasil, há diversas opções de filtros solares para prática esportiva das marcas Vichy,  Coppertone, Sundown, L’Oreal, Boticário, Cenoura & Bronze, Red Apple, Banana Boat , Nívea e Neutrogena. Se houver chances de comprar no exterior, principalmente nos Estados Unidos, o custo x benefício destes é melhor que no Brasil.

Usem filtro solar… sempre…

1 comentário Adicione o seu

Deixe uma resposta