“Correr é um vício”. Essa uma máxima entre os corredores. Para continuar tendo prazer na corrida, é preciso estar sempre motivado. Uma das maneiras de ter esse foco é criar metas, cumprir planilhas, inscrever-se em provas, planejar viagens para correr, tudo é válido para. Quanto maior o desafio, maior o foco no objetivo, como é o caso da maratona, prova de resistência, com alta dificuldade e um longo período de treinamento. Vanessa de Figueiredo Protásio, sport coach do Time da Maratona do Rio, tem muito a ensinar sobre o tema..

“Cada conquista é uma nova força, um novo resultado. A cada treino surgem mudanças positivas. Este registro é o condutor da motivação no momento da maratona. Para se manter motivado, o corredor precisa de se manter ligado ao resultado final que é atingir o seu objetivo, dando um sentido pessoal a esta conquista”, afirma Vanessa, que também é minha coach.

vanessa_1
Vanessa de Figueiredo Protásio. Foto de Marcos Semola

Para os iniciantes é ainda mais difícil sair da inércia. A corrida é uma atividade física que conecta o praticante com um novo mundo, mas em troca exige mudanças, até de pensamento.

“A escolha está em suas mãos. Você prefere continuar no mesmo lugar ou dar um passo à frente?”, enfatiza a coach.

A psicóloga e maratonista há mais de 30 anos sugere que o primeiro pensamento deve ser uma avaliação sobre a sua realidade. “Diante deste diagnóstico, é preciso estabelecer o que é possível fazer dentro dessa rotina para começar a treinar. Talvez não seja tão fácil, pode requerer mudanças mais bruscas para alcançar o objetivo”.

Logo em seguida a esta mudança inicial, segundo afirma Vanessa, a barreira das pequenas dificuldades é visivelmente superada. “O que é o bastante para se fortalecer, seguir com metas mais ousadas, virar a ‘chave da transformação’ para o pensamento positivo. Cada dia será um dia diferente, e a cada vez você estará mais forte para continuar”.

Vanessa e a organização da Maratona do Rio elaboraram uma lista de dicas para os maratonistas traçarem metas até o dia 18 de junho, dia da prova.

  • Mantenha uma rotina;
  • Corra com a companhia de algum amigo;
  • Memorize as conquistas positivas que você teve ao longo dos treinos;
  • Inscreva-se numa prova;
  • Nunca deixe de treinar;
  • Se recompense a cada objetivo alcançado;
  • Estabeleça novas metas; e
  • Faça da corrida uma diversão na sua vida.