Uma escolha de vida: a história de Ivonete Silveira, que fará seus primeiros 42km na Maratona do Rio

A Maratona do Rio presta uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher compartilhando a história de Ivonete Silveira, de 50 anos, que, há dez, foi diagnosticada com um câncer no fígado, e, desde então, trava uma batalha diária. A paulistana encontrou força através da corrida e dos amigos de pista.

Os benefícios das atividades físicas são inúmeros e a presença feminina nas provas de rua não para de crescer. O número de inscritas nas três distâncias (42km, 21km e 6km) que formam a Maratona, por exemplo, reforça como a participação feminina aumentou nos últimos anos.  Em 2013, o público feminino era de 38,5% na meia maratona, enquanto, em 2014, elas representavam 45%. Em 2016, esse número subiu para 53%. Na Family Run, (6km), as corredoras são representaram 70% dos inscritos. Na prova de 42km, as maratonistas representam 30% do total.

[Título da Pauta]

Momento de catarse. O vento no rosto. A sensação de liberdade. De sentir-se viva… Para Ivonete, a corrida de rua, que pratica há quatro anos, sempre trouxe sensações maravilhosas. Há mais de dez anos, a manicure e depiladora de Diadema (SP) foi diagnosticada com um câncer no fígado, e, desde então, luta contra a doença. São inúmeras as dificuldades e provas de superação, entre cirurgias e sessões de quimio e radioterapia para combater o avanço da doença. Mas é mesmo na pista que ela encontra o seu maior remédio. O seu momento de catarse.

“Quando descobri a doença, não praticava esporte. Eu comecei a correr por causa do meu marido e porque resolvi enfrentar o câncer de cabeça erguida. Fico um pouco apreensiva com tudo isso, mas, quando chego na pista, tenho o meu momento. Corrida é autoestima. Traz essa sensação de que estou bem. De que estou viva”.

Em junho, no Rio, Ivonete enfrentará mais um grande desafio: participar de sua primeira maratona. O frio na barriga é confessado, claro, mas a recompensa por mais uma superação fala mais alto.

“Já participei de muitas corridas,  inclusive da Meia Maratona da Maratona do Rio. Mas a edição deste ano da Maratona será, sem dúvida, especial para mim. Estou muito feliz mesmo por poder participar. Será a minha primeira prova de 42km”.

[Título da Pauta]

Ivonete gosta de curtir cada momento por que passa na pista, ou melhor, no palco de sua aventura particular. Experimenta cada detalhe que seus sentidos possam captar. Por isso, com inabalável humor, conta que gosta de correr no seu tempo.

“Os amigos da corrida são muito especiais pra mim. É uma relação muito linda. São meus companheiros de verdade e estão comigo em qualquer situação. Eles são minha base, minha força para continuar firme nessa luta tão difícil pela vida”.

Muitos são os adjetivos usados por amigos e familiares para descrever Ivonete, mas foi o carinhoso apelido “Fofolete” que a tornou conhecida entre os corredores. Mãe de Alexandre, de 29 anos, e Bruna, 22, Ivonete participa do time Amigos da Onça, no qual seu marido, Paulo Sérgio, é instrutor, e também é uma das Divas que Correm, grupo de incentivo montado na internet e formado por mulheres de todo o país.

“Meu desejo é mostrar pra todos que um paciente com câncer pode ter uma vida normal, dentro dos seus limites da doença.  Enfrento uma luta todos os dias, mas acredito que quando você quer algo, você pode buscar.  Escolhi não ser uma vítima. Na corrida eu encontro força pra enfrentar todos os obstáculos”, afirma Ivonete.

1 comentário Adicione o seu

  1. Leandro lima disse:

    Caramba, fiquei bastante emocionado e admirado com entrevista da Ivonete. Confesso: é até difícil expressar algo em meio tanta determinação e otimismo. Pra mim uma lição de vida, uma injeção de ânimo para os momentos que fraquejamos. Saúde Deus lhe ilumine e boas corridas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s