Dicas para correr bem a Rio City Half Marathon neste domingo

Do Denis Fonseca, do portal Sua Corrida.

No próximo domingo (09/04), mais de 6.500 corredores vão participar da Rio City Half Marathon, umas das principais provas de 21,097km do país. Com largada no Recreio dos Bandeirantes e chegada em São Conrado, a corrida tem percurso praticamente plano, um visual de tirar o fôlego (veja vídeo no final da reportagem) e é ótima para quem vai estrear na distância ou pretende bater seu recorde na meia maratona. A seguir, damos algumas dicas para você ter bom desempenho na prova.

Usa as roupas certas – Segundo a previsão do tempo, na hora da largada (às 7h) a temperatura vai estar acima dos 25 oC. O forte calor pode atrapalhar um pouco a performance na corrida. “Utilize uma camiseta clara e de tecido leve, que facilite a evaporação do suor. Isso ajuda a minimizar um pouco os efeitos da temperatura elevada”, indica Marcelo Silva, treinador da assessoria esportiva MSRunning, no Rio de Janeiro.

Proteja-se do sol – Nos primeiros quilômetros da Rio City Half Marathon, o sol ainda está baixo e os atletas correm de frente para ele. Usar viseira ou boné é uma boa para proteger os olhos e também o rosto dos raios solares – não precisamos dizer que é indispensável passar protetor no corpo todo antes de fazer exercícios ao ar livre.

Corredores passam pelo Viaduto do Joá, com um dos visuais mais bonitos do Rio de Janeiro
Corredores passam pelo Viaduto do Joá, com um dos visuais mais bonitos do Rio de Janeiro

Capriche na hidratação – A tendência é que você transpire bastante e perca muito líquido durante a prova, devido ao calor. Portanto, beba muita água já na véspera da corrida, para iniciar a meia maratona com o organismo bem hidratado. A estratégia de reposição de líquidos durante a Rio City Half Marathon varia de atleta para atleta. “Mas recomendo que o corredor pegue um copo de água em todos os postos de hidratação, mesmo se não estiver com sede, para ao menos molhar a boca”, diz Marcelo Silva. Sempre que possível, jogue água no rosto e na cabeça para minimizar os efeitos do calor.

Controle o ritmo – Acelerar demais no começo da prova é um dos principais erros em provas longas. Isso pode fazer o atleta gastar muita energia nos primeiros quilômetros e quebrar lá na frente. “Segure a empolgação na largada e tente encaixar desde o início o ritmo planejado nos treinos”, indica Rodrigo Lobo, treinador da Lobo Assessoria Esportiva, em São Paulo. Uma boa dica é dividir a prova em três ou quatro partes, e deixar para apertar ritmo na porção final, caso esteja se sentido bem.

Poupe energia na véspera – Evite caminhar muito ou fazer grande esforço físico no dia que antecede a meia maratona. Aproveite o sábado para realizar atividades relaxantes, como ler um livro, ver um filme… Assim, você dribla um pouco a ansiedade que costuma bater antes de um grande desafio. “Fazer uma massagem também pode ser uma boa para aliviar o estresse e tensões musculares que podem atrapalhar você durante a corrida”, afirma Rodrigo Lobo.

Não utilize nada novo – “O atleta deve experimentar nos treinos todos os acessórios, roupas, tênis, alimentos e suplementos que vai utilizar na prova”, alerta Marcelo Silva. Motivo: quando você estreia um equipamento, não sabe ele gera alguma irritação, bolha, assadura ou qualquer outro tipo de desconforto (como ficar caindo o tempo todo). Descobrir isso em uma prova importante pode prejudicar seu desempenho. 

Deixe uma resposta