Eu na pista: Impressões da primeira edição carioca da New Balance 15k Series

A primeira edição de uma corrida é uma incógnita. A gente nunca sabe o que terá pela frente. Já participei de provas de estreia que quase beiraram ao fracasso, e outras que se transformaram em um objeto de desejo de muitos corredores por tudo que apresentaram. A New Balance 15k Series, que teve sua primeira vez no Rio no dia 26 de março, na Barra da Tijuca, “chegou chegando”, como se diz por aí.

Tudo girou no entorno do Rio Design Barra, na Avenida das Américas. Desde a entrega do kit (com camiseta, que podia ser customizada, viseira e canelito), na loja da New Balance no shopping, até a largada e chegada.

Com 1.500 participantes, a prova não teve muita aglomeração na largada. O percurso montado pela Speed Eventos Esportivos para os 5km era totalmente plano, aproveitando as ruas dos condomínios vizinhos ao shopping.  Para os 15km, o trajeto não era 100% plano. Foram duas voltas por um circuito que incluía os 5km acrescidos de mais 2,5km com uma ponte na Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, uma surpresa para quem não conhecia a região. Foi preciso fazer força para vencer as quatro subidas do trecho.

Eu na pista da New Balance 15K Series. Foto de Marcelo Duarte/MD Duarte
Eu na pista da New Balance 15K Series. Foto de Marcelo Duarte/MD Duarte

O dia da prova, apesar de já não estar mais no verão, estava quente e ensolarado. Como a maior parte do percurso era em ruas arborizadas, deu para aproveitar as sombras.  Como prêmio, uma bela medalha.

A minha única observação é sobre a quantidade de pipocas na prova. Vi vários combos… Fora as pessoas que correram sem a camiseta, número e chip, tinha gente com a camiseta da prova, mas sem usar o número de peito e chip. Tinha corredor sem a camiseta (item que não é de uso obrigatório), mas só com o número de peito. Outro que só usava o chip. Ou seja, para cada inscrição feita, era possível compartilhar os itens com outras duas pessoas. É deselegante, feio e prejudicial, pois afeta diretamente na infraestrutura da prova, podendo acarretar na falta água, ambulâncias e staff para quem agiu corretamente. Que bom que nenhum desses itens faltou. Um porém, o GPS deu 14,7km.

Até a próxima…

 

4 comentários Adicione o seu

  1. waggoncalves disse:

    Bom dia Iuri.
    Muito boa prova. Só achei que não tinha 15km. No meu GPS e de vários conhecidos deu em torno de 14, 5km.
    ABS
    Wagner

    1. Iúri Totti disse:

      Tudo bem? O meu GPS deu 14,7km. Vou fazer essa ressalva no texto… bem lembrado… Obrigado

  2. Andre Caetano disse:

    Comcordo com seu texto a prova foi muito bacana muitos beneficios extras oferecidos valeu a pena ! vi o video oficial e apareceu lá seu nome sendo estampado na camisa Iuri Toti . tirou onda parabéns !!

    1. Iúri Totti disse:

      Obrigado pelo seu comentário… abraços

Deixe uma resposta