Boston, a maratona mais antiga do mundo, chega a sua 121ª edição nesta segunda-feira

São 42km de muita história. Nesta segunda (17/4), acontece a 121ª edição da Maratona de Boston, a mais antiga corrida de longa distância realizada anualmente no mundo. Em termos de data, ela só não é mais antiga que a maratona olímpica, que foi disputada pela primeira vez no Jogos de Atenas, em 1896. Os maiores corredores da história já passaram por esta prova. Além disso, ela faz parte da Major Series, ao lado das maratonas de Nova York, Chicago, Paris, Londres, Berlim e Tóquio. A prova vai ser transmitida pelo BandSports, a partir das 10h30m.

De sua prova inaugural em 1897 até 1972, a Maratona de Boston era exclusiva para os homens. No entanto, a primeira mulher a completar a prova, burlando as regras, foi a americana Bobbi Gibb em 1966. No ano seguinte, sua compatriota Kathrine Switzer fez o mesmo. Ao ver uma mulher na prova, o organizador do evento Jock Semple disparou: para Switzer: “O que você está fazendo na minha corrida? Me dê este número agora”. No entanto, a corredora foi protegida pelo seu namorado e outros corredores, conseguindo seguir em frente.

O capítulo mais triste da Maratona de Boston aconteceu em 2013, quando duas explosões mataram três pessoas perto da linha de chegada, enquanto outras 264 ficaram feridas. As duas bombas caseiras explodiram às 14h49m (hora local), bem depois que os primeiros chegaram a Copley Square, mas com milhares ainda no percurso. A caçada aos terroristas , os irmãos Dzhokhar, condenado à morte, e Tamerlan Tsarnaev, morto na perseguição, durou quatro dias, e um policial morreu na perseguição.  Para homenagear os mortos e as vítimas, foi lançado o movimento “Boston Strong”, que ganhou força entre corredores e não pelo mundo.

Deixe uma resposta