A primeira das cinco provas do Circuito Ironman 70.3 no Brasil acontece neste domingo (23/4), em Palmas, no Tocantins. Oitocentos triatletas estão inscritos para o desafio de 1,9km de natação, 90,1km de ciclismo e 21,1km de corrida, com largada e chegada na Praia de Graciosa. O evento, organizado pela Unlimited Sports, oferecerá uma premiação de US$ 15 mil e pontos no ranking para os profissionais, além de 35 vagas para os atletas amadores no Campeonato Mundial Ironman 70.3, em Chattanooga, no Tennessee, nos Estados Unidos. A largada (em ondas) está programada para as 6h05m, com a Elite masculino, seguido pela Elite feminino, às 6h10m, e a Faixa Etária, a partir das 6h25m.

Neste sábado, crianças de 2 a 12 anos participam do Ironman Kids Brasil, que terá sua primeira etapa no Tocantins, com o objetivo de incentivar a prática esportiva e formar futuros atletas para a modalidade. A competição terá quatro distâncias, 150m, 300m, 650m e 1000m reunirá 100 crianças. As provas infantis estão confirmadas nos eventos de Palmas, Florianópolis, Alagoas e Fortaleza.

As nações que terão atletas na prova são África do Sul, Canadá, Estados Unidos, Argentina, Chile, França, Espanha, Itália e Brasil. Na Elite, estarão algumas das grandes feras do triatlo nacional. No feminino serão Bia Neres, que este ano venceu o Triathlon Internacional de Santos, uma etapa do ITU na Costa Rica e foi vice no sul-americano; Carolina Furriela, com vitórias em diversas provas no país, e Pamela Oliveira, que representou o país nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Já no masculino, os destaques são Igor Amorelli, vencedor do Ironman de Florianópolis em 2014, da Holanda no ano passado, além dos 70,3 de Punta del Leste e San Juan, e Reinaldo Colucci, que integrou a equipe nacional que disputou os Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, no México, garantindo a medalha de ouro, e representou o país nos Jogos do Rio 2016. Bruno Matheus, Danilo Melo e Fellipe Santos completam a relação de destaques da Elite em Palmas.

Para os amadores, além das vagas para o Mundial da categoria, estão previstos para os amadores a entrega de troféus para os cinco mais bem colocados de cada categoria, o desafio de um percurso rápido e plano, o sorteio de inscrição para uma prova do circuito em 2017, e o primeiro carimbo do Passaporte Brazil Tour. Com três carimbos, o amador terá direito a medalha Brazil Tour e o convite garantido para a festa de encerramento do Ironman Brasil.