26 segundos. Foi o que faltou para o queniano Eliud Kipchoge correr uma maratona abaixo de duas horas

Foi por pouco. Faltaram 26 segundos para o queniano Eliud Kipchoge ser o primeiro ser humano a correr uma maratona abaixo de duas horas. Na madrugada deste sábado (6/5), no autódromo de Monza, na Itália, o campeão olímpico da Rio-2016 marcou 2h00m25s. Os outros dois africanos que faziam parte do projeto Breaking2, criado pela Nike, não conseguiram acompanhar o ritmo de Kipchoge.  Zersenay Tadese, da Eritreia, completou os 42km em 2h06m51s, enquanto Lelisa Desisa, da Etiópia, terminou o desafio em 2h14m10s.

“Isto é história”, disse Kipchoge. “Estou feliz com o tempo que consegui. Minha mente estava totalmente concentrada em quebrar a barreira das duas horas, mas o último quilômetro foi abaixo do planejado. O resultado foi muito bom após sete meses de dedicação”.

Os tempos de Eliud Kipchoge no Breaking2

Os tempos de Eliud Kipchoge no Breaking2

Como a tentativa da quebra da barreira das duas horas teve a ajuda de 30 coelhos (corredores que ditam o ritmo), a marca histórica de Kipchoge não será registrada pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF). Por enquanto, o recorde mundial pertence a Dennis Kimetto, também do Quênia, com 2h02m57s, obtido na Maratona de Berlim, em 2014.

Recordista mundial da maratona, a britânica Paula Radcliffe, que trabalhou como comentarista na transmissão pela internet, considerou Kipchoge uma “verdadeira inspirçãoo”.

Na guerra do marketing, a Adidas, grande rival da Nike, planeja fazer a tentativa de quebrar a barreira dentro de uma prova de 42km.

É possível correr uma maratona em menos de duas horas? Por Quino Petit, do El País

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s