Como está sua preparação para a Maratona do Rio?

Por André Sant’Anna.

Daqui a 21 dias, mais exatamente no dia 18 de junho, corredores de diferentes partes do Brasil e do mundo vão encarar os 42.195 metros da Maratona do Rio de Janeiro. Ao todo são 8.500 atletas inscritos para largar na Praça Tim Maia, no Recreio dos Bandeirantes, em direção ao Aterro do Flamengo.

André Sant'Anna na Maratona do Rio de 2012
André Sant’Anna em sua primeira prova de 42K: Maratona do Rio em 2010

Considerando que a preparação física para uma maratona demora, em média, cinco meses para corredores que já estão acostumados com provas de 5, 10 e 21 quilômetros, esse é o momento chave dos treinos, quando os atletas correm as maiores distâncias antes da corrida. Neste estágio, o atleta já tem que estar rodando um volume de aproximadamente 60 a 70 quilômetros por semana. É o pico máximo dos treinos.

Com a palavra, Cadu Soares, professor de educação física e fundador da Ponto Corrido Assessoria Esportiva:

“O período de 30 a 40 dias que antecedem a prova é a fase final da preparação, que chamamos de competitivo. É quando fazemos os últimos treinos longos, que podem ser de 32 a 35 quilômetros. Agora já é hora de começar a diminuir o volume e recuperar a musculatura, dar o descanso necessário para o corpo, reduzindo o ritmo e volume para que o atleta chegue bem preparado no grande dia, o dia da prova”.

Os últimos treinos longos são também aqueles em que o atleta faz os últimos testes e ajustes na sua preparação, como um simulado do dia da prova. É preciso planejar cada treino como se estivesse saindo de casa para correr a prova-alvo. Desde a roupa que vai usar até a alimentação nos dias que antecedem o treino e o café da manhã antes da corrida. Tudo deve ser seguido da mesma forma como será feito no dia da competição.

Correr uma maratona não é uma tarefa simples, mas se você se planejou e vem cumprindo com empenho sua estratégia de treinos, é só manter o foco e esperar pelo grande dia.

André Sant’Anna é baterista nas horas vagas e jornalista, vai disputar sua sexta prova de 42km na Maratona do Rio, representando o Blog do Iuri Totti, a convite da TomTom Sports. Ele começou a correr em 2007 com o sonho de completar uma prova de rua. De lá para cá, completou cerca de 60 provas. Além das maratonas, fez 20 meias maratonas e uma ultramaratona. As outras provas foram de 5 e 10 quilômetros.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s