O significado da expressão ‘Honra ao mérito”, por Flávio Loureiro

Quando eu era criança e participava de alguma competição no colégio e ganhava uma medalha, daquelas bem simples, que tinha uma mulher com umas folhas na cabeça e atrás estava escrito “HONRA AO MÉRITO”, eu me achava o mais poderoso do mundo. Ganhei porque fiz por onde.

Hoje, depois de muitos anos, as medalhas são muito mais elaboradas, com suas fitas desenhadas, cada uma mais bonita que a outra, porém, sem o dizer “HONRA AO MÉRITO“. Talvez seja por isso que as medalhas das nossas corridas são vistas, por muitos corredores, como uma peça de coleção, tipo “ganhei mais uma pra minha coleção e meus amigos vão adorar”. Ela não é vista como uma conquista para qual me preparei, sofri e conquistei.

As medalhas foram criadas para condecorar militares por seus atos de bravura, atletas vitoriosos, pessoas influentes que fizeram algo importante à sociedade e assim vai.
Hoje, em nossas corridas, pagamos pelos kits, que basicamente vêm com camisa, número de peito, chip e MEDALHA. Para muitos, mesmo que não complete a prova ou até mesmo não compareça à corrida, têm que ter a medalha, pois pagou por ela, tirando todo o significado da palavra MEDALHA.

Flávio Loureiro com uma de suas medalhas
Flávio Loureiro com uma de suas medalhas

Fui procurar o significado da palavra medalha e encontrei o seguinte:

Substantivo feminino.
1- peça de metal, frequentemente circular, cunhada para celebrar algum acontecimento memorável.

Então, corredores, vamos receber nossas medalhas por nossos acontecimentos memoráveis, completamos toda a prova, independentemente se chegamos em primeiro ou em último. O importante para nós mesmos é que superamos mais um obstáculo e VENCEMOS.

Lembra daquele dizer que não temos mais em nossas medalhas, mas que está virtualmente gravada toda vez que cruzamos a linha de chegada?

Vamos fazer por onde!!

Parabéns!!

HONRA AO MÉRITO

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s