O leitor do BLOG DO IÚRI TOTTI que ganhou uma vaga para participar da I Clínica de Corrida Trail, organizado por Manuel Lago, um dos principais treinadores e também corredor da modalidade no Brasil, nos dias 3 e 4 de junho, no Rio de Janeiro, foi Flávio Ricardo da Silva Santiago. Agradeço a participação de todos. Para aqueles que querem participar e ainda não se inscreveram, o prazo final é neste domingo (28/5).

A I Clinica de Corrida Trail, no auditório da Casa de Saúde São José, no Humaitá, tem como objetivo principal o de disseminar conhecimento e a experiência prática dos melhores profissionais do país com os atletas amadores. São oferecidas 80 vagas e o prazo de encerramento das inscrições, que devem ser feitas pelo e-mail manuellago76@yahoo.com.br, termina no próximo dia 28. O valor é de R$ 240.

 “O público-alvo da Clínica de Corrida Trail são atletas amadores, treinadores, estagiários e estudantes de educação física”, afirma Manuel Lago.

Temas que serão abordados nas palestras:

Fisiologia e Biomecânica da Corrida de Montanha: com Dr. Fabrício Braga, chefe da área de cardiologia da Casa de Saúde São José e diretor médico do Laboratório de Performance Humana;

Conceitos, órgãos reguladores, nomenclaturas, organização de calendário de provas, como escolher uma boa prova, métodos de treino e periodização: com Manuel Lago;

Treinamento de Força e Flexibilidade para trail runners: com Alan Marques, treinador e acadêmico.

Além das palestras, também haverá mesas-redondas. Um dos temas será “Profissão x rotina de treinos”, com Rafael Sodré (campeão da maratona XTerra Colorado 2015, campeão da Indomit 50km Bombinhas 2016, vice-campeão da Patagônia Run 70km 2016); Carlos Magno e Leonardo Torres (treinador, campeão da KTR Ilha Bella e campeão do XC Itaipava). Em outro bate-papo, o assunto será “Mulheres e suas dificuldades”. com Iazaldir Feitoza (treinador, decacampeão do Xterra Endurance, campeão Indomit Brasil 100km e atleta do ano em 2013 pela Go Outside), Rosália Camargo Guanischi (16 vezes campeã do XTerra 50km e campeã do Madeira Island Ultra Trail 100km) e Camila Feijó (campeã da Indomit São Bento do Sapucaí 50km, campeã da Indomit Costa Esmeralda 80km e vice-campeã do Indomit Caribe 50km)

 Para Manuel Lago, apesar do crescimento do trail run no Brasil nos últimos anos, o mercado é carente:

 “O mercado trail cresce de forma muito acelerada no Brasil. Há muitas provas para poucos atletas, ainda mais com a concorrência do mercado argentino e chileno, sem falar do americano e europeu. A maioria das provas brasileiras está com baixo número de inscritos e nenhuma tem conseguido reunir os melhores atletas. Com isso, o nível técnico da disputa diminui”, afirma o treinador. “As marcas esportivas ainda não apoiam atletas e assessorias como apoiam lá fora. Estamos carentes dos melhores equipamentos com um preço acessível. A indústria alimentícia e de suplementos também não investe no mercado como deveria e como pode. Ainda há uma entressafra de atletas. Muitos estão envelhecendo e poucos jovens tem surgido. Mas acredito que em breve haverá uma adequação de oferta e demanda com bons investidores, o que ocasionará em um crescimento saudável do mercado”.