Durante as últimas semanas enxuguei algumas lágrimas de amigos e pacientes, os quais seus corpos lhes disseram: “Dessa vez não vai dar!” Atletas de diversas idades e histórias na corrida. Amigos que tive a oportunidade de acompanhar corridas de 100km, amigos com inúmeras maratonas, pessoas de 20, 30, 40 e 50 anos. Guerreiros que enfrentariam pela primeira vez seus 42 ou 21km. Que tiveram garra desde o primeiro dia de treino, sabendo que o que viria pela frente não seria nada fácil. E mais, que tiveram a coragem de se inscrever na Maratona do Rio e aceitar o desafio.

Sérgio Mauricio, o doutor corrida
Sérgio Mauricio, o doutor corrida

Vocês fizeram com que treinos de 30km, que pareciam assombrosos no início e gelavam a barriga na noite anterior, se tornassem o assunto do final de semana. Chegavam no trabalho e diziam “hoje já corri 15!”, e davam aquele sorriso de canto dizendo “eu sou o cara!”. Acordaram às 5 da manhã de uma quarta-feira chuvosa e detoram os 10, 12, 15 tiros de 1000m que lhe foram designados. Você chegou naquele estágio onde as pessoas dizem: “caramba, ele só fala de corrida!” rs.

Olhe para trás e veja como essas últimas 12 semanas, apesar de duras, foram divertidas. Olha como te fizeram crescer! Vocês de fato são “os caras”! Vocês mudaram a vida de muita gente. Inúmeras pessoas passaram a correr por sua causa, mudaram seus hábitos e passaram a te ver como inspiração.

Quem corre, e quem conhece algum corredor, sabe o quanto o esporte é importante para nós. Nos chamam de viciados… pois somos mesmo! E apesar da notícia triste que eu ou qualquer colega ortopedista, fisioterapeuta ou treinador tenha te dado essa semana, fica aqui o meu respeito e admiração por sua coragem, determinação e por meses atrás, você ter dito “sim, eu sou capaz!”. Assim pensam os campeões!

E quer uma boa notícia: ano que vem te aguardamos na linha de chegada!

SÉRGIO MAURÍCIO é ortopedista, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte. Ele também é maratonista e triatleta