O alerta do ‘Esporte Espetacular’ para o crescimento do uso de substâncias proibidas entre atletas amadores, que querem ser “celebridades”

No último domingo (1/10), o “Esporte Espetacular“, da Rede Globo, apresentou uma reportagem de Carol Barcellos sobre o uso de substâncias proibidas por atletas amadores, principalmente ciclistas e triatletas. Entrevistado, um triatleta assume o uso de eritropoietina (EPO), medicamento usado no tratamento de anemia resultante de doença renal crônica, doença inflamatória do intestino e mielodisplasia do tratamento de câncer, que aumenta a produção de glóbulos vermelhos, a oxigenação dos músculos e, consequentemente, a melhoria do desempenho do competidor em provas de longa duração.

Vale (re)ver

“Teve uma pessoa que me falou assim: ‘Você quer ganhar? Não vai conseguir assim’. Eu tomei EPO, Uma injeção aplicada como se fosse insulina. Nunca li a bula, se eu visse não tomaria. Ninguém fala que está tomando, é difícil assumir, mas muita gente está tomando. Você entra numa de melhorar, melhorar, melhorar e entra nessa ilusão. Na hora das provas você faz mais fácil. Não é que você não sente nada, sente o cansaço sim, mas você baixa o tempo. Eu comprava EPO na internet, as farmácias vendem também. Comprava sem receita na internet e chegava em casa. Mas…na verdade você não está superando seu limite”, revela ao EE o atleta amador que se dopou.

O ultramaratonista, triatleta e treinador Marcos Dantas acha que o doping tem aumentado por conta da vaidade dos atletas de ostentarem grandes marcas nas redes sociais.

“Para mim, o doping amador cresceu junto com o crescimento da mídia social. A pessoa tem que sustentar aquele personagem que criou. É muito triste falar que o esporte está no doping. Não está! É uma minoria”, afirma Marcos ao EE.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s