Concorrência acirrada faz Maratona de Boston cortar mais de 5 mil corredores para a edição de 2018

O período de inscrição para a 122ª Maratona de Boston, que acontece no dia 18 de abril de 2018, foi encerrado e a Associação de Atletismo de Boston (BAA, sigla em inglês), responsável pela organização da maratona mais antiga do mundo, criada em 1897, divulgou que recebeu 28.260 solicitações de maratonistas com tempo qualificatório para a prova. Desde total, 23.198 foram aceitos ou estão em processo de aprovação. Com isso, 5.062 foram cortados. Segundo os organizadores, a maratona tem 30 mil vagas no total, incluindo atletas de alto rendimento, amadores com qualificação, corredores de programas de caridade e de pacotes de viagens para agências de turismo oficiais da Maratona de Boston.

Cada ano, à medida que o número de corredores qualificados cresce – juntamente com o número de candidatos – torna-se cada vez mais difícil para os atletas estarem na linha de largada da Maratona de Boston. Muitos corredores que estão dentro dos padrões estabelecidos pelos organizadores para as faixas etárias muitas vezes não são aceitos devido ao grande número de inscritos. Este ano, os aprovados tiveram que ser 3 minutos e 23 segundos mais rápido do que o tempo de qualificação estabelecidos para sua faixa etária e gênero para serem aceitos em 2018.

A concorrência está tão acirrada que, para a Maratona de Boston de 2017, os qualificados precisaram ser 2 minutos e 9 segundos mais rápido para sua faixa etária e gênero. Em 2016, esse tempo foi 2 minutos e 28 segundos abaixo do estipulado; 1 minuto e 2 segundos em 2015; e 1 minuto e 38 segundos em 2014. Ou seja, nas últimas cinco edições, o tempo para o corte além do determinado pela organização subiu para quase 2 minutos.

“Todos os anos, milhares de maratonistas de todo o mundo aspiram se qualificar, competir e finalmente terminar a Maratona de Boston”, disse Tom Grilk, diretor-presidente da B.A.A. “Para muitos corredores, completar a Maratona de Boston é visto como o objetivo final no atletismo. Informar aqueles que se qualificaram que simplesmente não há espaço suficiente para todos é imensamente difícil. Nossa organização trabalhou arduamente para garantir um processo justo, que ofereça aos corredores que tenham se qualificado a melhor oportunidade para entrar na Maratona de Boston. Agradecemos aos corredores por sua compreensão, cooperação e apoio ano e ano. Reconhecemos e aplaudimos sua determinação em participar da Maratona de Boston”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s