Kilian Jornet e Emelie Forsberg revelam a aclimatização que fizeram para chegar ao cume do Himalaia

Do Corredores Anônimos.

O espanhol Kilian Jornet, um dos melhores atletas de trail run do mundo, alcançou o topo do Everest em oito dias, sem oxigênio, numa das façanhas do ano. Emelie Forsberg também passou pelo Himalaia em 2017. Os dois revelam como aconteceu a aclimatação em um vídeo bastante explicativo e esclarecedor sobre as dificuldades deste processo.

As dificuldades da aclimatização de Kilian Jornet e, principalmente, da sua companheira, Emelie Forsberg, é demonstrado em detalhes, ao mesmo tempo que podemos verificar a importância cada vez maior da hipóxia, quando trabalhamos com déficit de oxigénio, um tema cada vez mais estudado na medicina e utilizado no esporte.

No documentário, Jornet explica que o seu objetivo e o de Forsberg era ficarem o menor tempo possível nos Himalaia, já que a época desportiva assim exigia.

Kilian Jornet em sua escalada ao Everest
Kilian Jornet em uma de suas escaladas ao Monte Everest

“É possível escalar uma montanha de 8.000 metros em 10 dias sem oxigénio e assistência?”, foi a pergunta que os dois atletas, referências mundiais no trail e no esqui, tiveram como base para este

Kilian Jornet dá conselhos de como podemos descer uma montanha sem… cair

Kilian Jornet sobe o Everest pela segunda vez em menos de uma semana

Mais uma vez ficou provado a singularidade de Jornet, que sentiu-se mais “à vontade” próximo dos 8.000 metros do que Forsberg. Aliás, um especialista salienta no vídeo que um atleta que realize o mesmo plano do espanhol não significa que conseguirá escalar os 8.000 metros, pelo contrário.

Importante  também para a consciência de Fosberg, que teve a lucidez de não continuar com a ascensão, mesmo tão próxima do topo.

Um vídeo para ver e rever!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s