23º Revezamento Volta à Ilha acontece neste sábado em Florianópolis

Quase quatro mil corredores se reúnem neste sábado (7/4) para disputar o 23º Revezamento Volta à Ilha, em Florianópolis, com largada e chegada na Avenida Beira Mar. Divididos em 18 trechos, de praias, asfalto, dunas e trilhas, os 140km que formam o percurso da prova são percorridos equipes formadas por principiantes e veteranos, cada uma no seu ritmo. Os times são formados por dois, oito ou até doze atletas, que competem em nove categorias: duplas, aberta, aberta Mista, feminina, veteranas 40, 50, 60 anos, veterana mista e participação.

“Temos consciência do que a Volta à Ilha representa para cada um dos atletas. Seja para os mais experientes ou para aqueles que estão estreando no evento. Participar do evento é sempre motivo de muita festa. Para nós é motivo de muita alegria proporcionar um dia de atividade física, companheirismo e superação para esses quase quatro mil corredores ao redor da belíssima Ilha de Santa Catarina”, afirma Carlos Duarte, Diretor Geral da prova.

Ailton Jose Valentim Junior, de 47 anos, é um dos três atletas que esteve presente nas 23 edições da prova “Corro o revezamento desde 1996 e posso dizer que a Volta à Ilha mudou a corrida em Santa Catarina. O nível de organização e os cuidados da Eco Floripa transformaram esse evento em um dos mais admirados do Brasil. Não à toa que temos tantas pessoas participando todos os anos. O espírito de equipe e o clima da prova são incríveis”, afirma ele.

Segundo o experiente corredor, o percurso tem vários níveis de dificuldades:  “Os mais difíceis são o Morro do Sertão e a trilha que leva até a Praia Brava. Mas o mais importante da prova é a equipe estar junta e todos trabalharem em equipe. Essa é uma prova que não adianta apenas um ou dois corredores estarem bem, o time todo tem que estar no mesmo espírito”.

Corredoras em um dos trechos do Revezamento Volta à Ilha. Foto de Gabriel Heusi/Heusi Action
Corredoras em um dos trechos do Revezamento Volta à Ilha. Foto de Gabriel Heusi/Heusi Action

Por ter um grande número de atletas envolvidos, a Eco Floripa, organizadora da prova, divide as largadas em etapas. A largada é às 4h15m, com cada grupo saindo a cada 15 minutos. As equipes mais velozes e que brigam pelo título largam às 7h15m.

Este ano foi criada a categoria Participação R, que funcionará com largadas simultâneas na Avenida Beira-Mar Norte e na Praia de Jurerê, às 7h15m e 7h30m, respectivamente.

“Nossa ideia é possibilitar que as equipes de ritmo mais lento consigam finalizar a prova com mais tranquilidade e poder desfrutar do evento sem estresse. Os primeiros corredores fazem os percursos 1, 2, 3, 4 e 5, enquanto outro grupo larga do 6 em diante. Após a conclusão das cinco primeiras etapas, os atletas se encontram com os demais para o prosseguimento do trabalho em equipe”, explica Carlos Duarte, estimando que as primeiras equipes cruzem a linha de chegada em torno das 15h e os últimos, por volta das 20h30m.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s