Inscrições abertas para a Corrida e Caminhada Contra o Câncer em São Paulo e no Rio

Com o objetivo de arrecadar recursos para o Instituto de Câncer Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho (ICAVC), instituição totalmente voltada para o atendimento do SUS, a Corrida e Caminhada Contra o Câncer – Move for Cancer 2018, ambas com 5km, acontecerá em São Paulo, no próximo dia 17, com largada e chegada na Assembléia Legislativa/Ibirapuera, e no Rio de Janeiro, no dia 1º de julho, com largada e chegada no Aterro do Flamengo ao lado do Museu de Arte Moderna.

A ideia é participar de um movimento social que mescla atividade física e preocupação com a saúde, alertando sobre os principais tipos de câncer e sua detecção precoce. As inscrições para as duas etapas podem ser feitas no site www.move4cancer.com.br/corridas.

O movimento Move4Cancer tem como objetivo engajar a sociedade a realizar a prevenção primária contra diversos tipos de câncer, por meio de informação e adoção de hábitos saudáveis de vida. Foi lançado em novembro de 2016 em prol do Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho – ICAVC -, primeira instituição brasileira destinada ao atendimento do câncer 100% via Sistema Único de Saúde (SUS).

Largada da Corrida e Caminhada Contra o Câncer - Move For Cancer em São Paulo. Foto de Midia Sport
Largada da Corrida e Caminhada Contra o Câncer – Move For Cancer em São Paulo. Foto de Midia Sport

O desafio é tornar o Move4Cancer referência nacional e internacional no combate contra os cânceres em geral e promover uma nova plataforma de arrecadação e visibilidade ao instituto, que depende desses esforços para prestar serviços cada vez melhores à população. O movimento aborda a prevenção e detecção precoce de sete tipos de câncer: câncer de cabeça e pescoço; câncer de colo do útero; câncer do cólon e reto; câncer de mama; câncer de pele; câncer de próstata; e câncer de pulmão.

Entre as mensagens de prevenção disseminadas pelo Move4Cancer, estão os Nove Movimentos Contra o Câncer: não fumar, manter alimentação saudável, praticar atividades físicas diariamente e amamentar; mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer um exame preventivo ginecológico a cada três anos; evitar a ingestão de bebidas alcoólicas; evitar exposição ao sol entre 10h e 16h, e sempre utilizar proteção adequada; e a vacina contra o HPV, para meninas de 9 a 13 anos.

O ICAVC é primeira instituição brasileira destinada ao estudo do câncer e uma entidade filantrópica voltada para o atendimento de pessoas carentes no Brasil. O instituto mantém convênio SUS celebrado com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo desde 2003, quando o município assumiu a gestão plena do Sistema Municipal de Saúde, e vem prestando assistência na área de oncologia à população em geral, com boa resolutividade, especificamente em relação aos tumores mais prevalentes.
Premiado em 2014 em primeiro lugar na categoria Internação Humanizada do Prêmio Melhores Hospitais do Estado, o instituto é reconhecido por promover a saúde e o bem- estar do paciente oncológico, incentivar a pesquisa científica do combate ao câncer e qualificar profissionais da área oncológica.

Deixe uma resposta