‘Nade 3,8km! Pedale 180km! Corra 42,195km! Vanglorie-se pelo resto de sua vida!’ Mantra do Ironman Havaí comemora 40 anos neste sábado

Por Marcos Dantas. 

Neste sábado (13/10), será realizado o Campeonato Mundial de Ironman, no Havaí, nos Estados Unidos. O mítico desafio foi criado em 18 de fevereiro 1978, sendo até hoje a prova mais conhecida e venerada do triatlhon mundial. A fama é tanta que muitos que não acompanham o triathlon costumam confundir o nome da prova com o do próprio esporte (assim como acontece com a Maratona…), então vamos lá: todo Ironman é um triatlhon, mas nem todo triatlhon é um Ironman!

 

Na primeira edição, 15 corajosos desafiantes alinharam nas areias de Waikiki, em Honolulu, para enfrentar o triathlon então chamado de insano, o Ironman (Homem de Ferro). Antes da largada, cada um recebeu três folhas de papel com algumas regras e uma descrição do percurso. A última página dizia: “Nade 3,8km! Pedale 180km! Corra 42,195km! Vanglorie-se pelo resto de sua vida!”. Essas distâncias não foram alteradas e até hoje é assim que um Ironman é disputado.

Triatletas na fase do ciclismo do Ironman, em Kona
Triatletas na fase do ciclismo do Ironman, em Kona

Em 1981, a prova mudou das margens tranquilas de Waikiki para os campos de lava estéreis de Kona, na Grande Ilha do Havaí. Ao longo da costa de Kona, a rocha de lava negra domina a paisagem e os atletas lutam contra os ventos cruzados que beiram os 70km/h, chamados na língua havaiana de “ho’omumuku”, além da “convidativa” temperatura de 40ºC sob um sol  escaldante o tempo todo.

O alemão Patrick Lange, campeão do Ironman 2017 e recordista da prova, com 8h01m40s
O alemão Patrick Lange, campeão do Ironman 2017 e recordista da prova, com 8h01m40s

Neste sábado, mais de dois mil atletas, sendo 93 profissionais, vão buscar a mesma
sensação que aqueles 15 desbravadores tiveram há 40 anos. Esse expressivo número de
concorrentes foi estabelecido após várias disputadas seletivas espalhadas por todos os
continentes e, fazendo parte dele, teremos 62 brasileiros, sendo que 60 são atletas amadores e dois são nossos representantes na categoria profissional: Thiago Vinhal e Igor Amorelli, respectivamente 13º e 14º colocados no ano passado.

Para acompanhar a prova e obter mais informações, acesse ironman.com e
www.facebookwatch.com/IRONMANnow. A primeira largada no Havaí será às 13h35m (hora de Brasília).

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe uma resposta